sexta-feira, 24 de julho de 2009

A gripe suína e as férias

Os ministérios da Educação e da Saúde descartaram nesta quinta-feira (23) a possibilidade de prorrogar as férias escolares de estudantes da rede pública de ensino. A medida havia sido considerada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em reportagem divulgada hoje na Agência Brasil. O país já tem 29 mortes confirmadas causadas pela gripe suína, conhecida como gripe A (H1N1).

Caso estudantes e professores apresentem sintomas de gripe suína, os ministérios recomendam que seja procurada orientação médica. É recomendado também às pessoas com sintomas que evitem retornar às atividades escolares até que estejam completamente restabelecidas.

Segundo nota publicada nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação, os ministérios da Saúde e da Educação, bem como as secretarias estaduais de saúde ainda estão em discussão sobre a eventual possibilidade de adiamento do início das aulas. Os ministérios ainda deverão decidir se irão adotar diretriz única sobre a decisão do prolongamento das férias, mas os Estados têm autonomia para decidir se mantêm o calendário ou não.

O Rio Grande do Sul já anunciou que não terá mudanças de calendário: as aulas irão voltar em 3 de agosto na rede estadual do RS.

Até as 16h30 desta quinta, segundo reportagem da Folha Online, os governos dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro --que deveriam se reunir na próxima semana com o Ministério da Saúde para discutir o possível adiamento do retorno às aulas nas redes pública e particular-- ainda não haviam divulgado a decisão.

Na última terça-feira (21), a OMS (Organização Mundial da Saúde) havia anunciado que a suspensão das aulas seria uma das medidas que poderiam ser adotadas para diminuir a transmissão da doença.

**As informações são do UOL Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário